O que é Boleto Bancário?

06 . 25 . 2019

Conheça melhor sobre esta forma de pagamento que faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros

Grande parte da população brasileira utiliza no seu dia a dia os boletos bancários para o pagamento de produtos e serviços, bem como aqueles itens essenciais, como energia elétrica, água, telefonia, taxas governamentais, entre outros.

Trata-se de um título de cobrança pagável em dinheiro em qualquer estabelecimento conveniado até uma data de vencimento preestabelecida. Os documentos podem ser pagos em agências bancárias, casas lotéricas, supermercados, como também via internet banking em dispositivos de desktop e smartphones. Esta é uma prática comum que gera, em média, 50 milhões de boletos emitidos todos os meses.

De acordo com a Forbes, o Brasil está entre os 10 países com maior quantidade de pessoas sem contas bancárias, com um total de quase 50 milhões de brasileiros desbancarizados. Nesses países, geralmente menos desenvolvidos, e em sua maioria localizados na África e na Ásia, existe um grande desafio de levar o acesso aos serviços bancários a um número maior de cidadãos. Para os desbancarizados do Brasil, operações com boletos bancários são ainda mais comuns e cruciais na aquisição de bens e serviços, já que não há necessidade de vinculação à conta bancária, como no caso de cartões de crédito e débito.

O boleto possui um código de barras, número de série correspondente, valor da transação, código do banco emissor, informações do cliente, descrição e data de vencimento. Através desses dados é que ocorre a identificação do pagador por parte dos emissores dos boletos.

Boletos no e-commerce

Para muitos e-shoppers brasileiros, o boleto é a única forma de pagamento de produtos e serviços. Cerca de 30% de todas as compras realizadas em e-commerces são feitas com a utilização de boletos. Dados mostram que 2/3 dos brasileiros que utilizam boletos nas compras online detém contas bancárias, ou seja, o boleto revela-se também como uma preferência, mesmo entre aqueles que tem disponibilidade de outras opções de pagamento. A razão desta preferência é devida também ao receio de fraudes no cartão de crédito, como clonagens, cobranças indevidas, entre outros.

Para os consumidores brasileiros, o boleto representa uma forma de pagamento segura, com baixo risco de fraude e com a conveniência da quitação por meio de diversos canais físicos e eletrônicos.

Fluxo de transações via Boleto

O Carnê – uma outra forma de utilizar os Boletos

Um carnê é basicamente um livreto com diversos boletos que são dados ou enviados ao cliente a partir da compra. Cada boleto corresponde ao pagamento a ser efetuado em cada mês, parcelando assim o valor integral da aquisição. É comum utilizar o carnê para compras de alto valor, como carros, motos, eletrodomésticos, entre outros.

Conclusão

É clara a vantagem da utilização dos boletos bancários nos estabelecimentos online, visto a possibilidade de atingir uma larga escala de brasileiros usuários desta forma de pagamento, portanto ajuda significativamente a aumentar as taxas de conversão online, além da possibilidade de integrá-lo em uma única API juntamente com os outros métodos de pagamentos.

Para os entrantes internacionais, gateways ou merchants, é essencial compreender a cultura e os hábitos de pagamentos locais. Só com o entendimento deste cenário será possível elaborar uma estratégia comercial e tecnológica para atingir os mais de 100 milhões de e-shoppers brasileiros de forma efetiva e aumentar a conversão de vendas.

Tags

B2B

#compartilhe